Os processos industriais que fazem uma cadeia rica de produtos acontecer, nem sempre é facilmente compreendido. Existem inúmeras máquinas, sistemas e partes de sistemas que funcionam como uma orquestra para que tudo se mantenha funcionando.
Um desses componentes da “orquestra”, portanto, é o purgador. Ele serve para aproveitar ao máximo a energia do vapor, que é usado como fonte de energia.
A seguir, entenda mais sobre o que são purgadores e quais os tipos.
O que é um purgador
Um purgador é um equipamento utilizado para atrair o condensado que sobra do vapor. Dito de outro modo, o purgador faz com que o vapor possa seguir o seu caminho natural e mecânico, sem que o condensado atrapalhe.
Assim sendo, existem inúmeros tipos de purgadores que podem ser usados para os mais diferentes processos.
Tipos de purgador
Alguns dos principais tipos de purgadores, são esses aqui:
- Purgador mecânico.
- Purgador tipo boia.
- Purgador de balde invertido.
- Purgador termostático bimetálico.
- Purgador termostático de pressão balanceada.
- Purgador termodinâmico.
Todos eles são fundamentais para que um processo de uso contínuo do vapor seja aproveitado na sua máxima condição.
Sem o purgador, o vapor não teria toda a força e energia que ele poderia ter. Afinal, o condensado do vapor ficaria no meio do caminho atrapalhando essa condição energética.
A importância do vapor
A importância do vapor para um processo industrial é muito grande. Afinal, o vapor tem uma energia fenomenal para vários tipos de ações internas em equipamentos, máquinas, etc.
Só que o vapor somente pode ser utilizado em sua máxima capacidade, caso o condensado (sobra do vapor) seja separado e eliminado. E o purgador, portanto, faz justamente essa função, que pode ser mecânica, termodinâmica ou termostática.
Tudo vai depender de qual é a melhor maneira de aproveitar o vapor e separar o condensado. Todos os tipos de purgadores são efetivos, mas devem ser escolhidos de acordo com cada projeto.
Para saber mais sobre purgadores de vapor, conheça a Bermo.