Os fios elétricos são feitos para garantir a capacidade de condução de uma rede elétrica específica. Mas também, são feitos para garantir a segurança de quem vai fazer manutenção na rede ou mesmo a instalação completa do projeto elétrico. Nesse caso, entram as cores dos fios, que indicam, sim, situações diferentes para o operador.
Da mesma forma que é preciso entender qual fio utilizar para tomadas e interruptores, é preciso entender qual o fio utilizar em cada fase de instalação elétrica. Continue lendo.
Verde
O fio verde, que geralmente traz pontos de amarelo também, é usado para proteção. Isto é, trata-se do famoso fio terra. Ele é utilizado em uma rede elétrica para proteger a instalação de descargas elétricas em seus operadores. Além disso, o fio terra também é utilizado para evitar sobrecarga nos equipamentos, como TV, geladeira, entre outros.
Vermelho
Na maioria dos casos, o fio vermelho é para a fase. Isto é, trata-se do fio que realmente tem energia. No entanto, alguns eletricistas preferem escolher o fio preto ou o marrom para a mesma funcionalidade. O objetivo é apenas diferenciar o fio no projeto, já que não há um ganho ou perda de potência por causa da cor da sua cobertura isolante.
Azul
E por fim, há também o fio azul. Ele é utilizado em fase neutra na maioria dos projetos elétricos. Basicamente, o neutro é usado para criar um diferencial de potência junto com o fio fase, que é o que tem energia. Sem o fio neutro, a rede elétrica não fluiria.
No entanto, lembre-se que cada eletricista pode estabelecer um padrão diferente de cores para seu projeto. No projeto elétrico oficial é que você poderá entender qual é cada fio e como ele está conectado: se é terra, neutro ou fase. Busque a legenda para entender!
Conte sempre ajuda profissional para garantir a manutenção e a instalação correta de seus projetos elétricos.